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Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre a Manutenção das Transmissões Powershift de Dupla Embreagem da Ford

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre a Manutenção das Transmissões Powershift de Dupla Embreagem da Ford

Você está prestes a embarcar em uma jornada emocionante no mundo da manutenção de transmissões Powershift da Ford, equipadas com embreagens duplas.

Em parceria com o renomado Professor e Consultor Roberto Donofre, especializado em câmbios automáticos, e dono do Canal Tração Positiva, no YouTube, reconhecido como um destacado instrutor de transmissão automática, desvendamos o processo de manutenção dessas transmissões complexas, abordando desde a remoção até a substituição do retentor.

Portanto, pegue sua chave de fenda e mergulhe conosco no universo das transmissões Ford Powershift.

Passo 1: Remoção da Embreagem

O primeiro passo nessa jornada de manutenção é a remoção da embreagem. O processo começa com a retirada da trava do centro do disco.

Uma vez que a trava foi removida, a próxima etapa envolve o uso de um alicate especial para desinstalar outra trava crucial que mantém o conjunto da embreagem no lugar.

Aqui, destacamos a importância de utilizar a ferramenta adequada para extrair a embreagem.

Existem duas opções viáveis:

A primeira envolve o uso de duas porcas de 8 mm, que podem ser fixadas em dois pontos adequados na rosca.

A segunda opção é utilizar a porca presente na própria ferramenta de extração.

Com as ferramentas devidamente configuradas, a embreagem é puxada para fora da interferência do eixo. Este processo é auxiliado pelas duas alças presentes na ferramenta de extração, tornando o trabalho mais seguro e eficiente.

Passo 2: Manutenção e Substituição do Retentor

Agora que a embreagem foi removida com sucesso, é hora de abordar a manutenção dos componentes internos. Lembre-se de que a transmissão é uma representação real de um veículo, sem nenhum tipo de limpeza ou manutenção prévia.

Em situações reais, a contaminação por água pode levar a problemas de ferrugem, tornando o processo de manutenção ainda mais desafiador.

Os componentes críticos que devem ser substituídos incluem os dois rolamentos da embreagem K1 e K2, bem como os garfos de acionamento da embreagem.

A contaminação por água pode afetar a capacidade desses componentes de funcionar corretamente, já que são operados por dois motores elétricos externos.

Uma parte fundamental deste processo é a substituição do retentor entre os dois eixos piloto, conhecidos como K1 e K2.

O retentor é um componente crítico que é propenso a vazamentos em transmissões Powershift. Se não for substituído adequadamente, pode causar vazamentos e danificar a embreagem, resultando em trepidações indesejadas e até mesmo problemas no disco.

Ferramentas Especiais: Extrator e Instalador do Retentor

A manutenção do retentor requer ferramentas especiais: um extrator e um instalador.

O extrator é rosqueado no retentor e, por meio de um parafuso central, é possível remover o retentor sem a necessidade de desmontar toda a caixa de transmissão.

Por outro lado, o instalador do retentor é utilizado para posicionar o retentor substituto na profundidade adequada na transmissão. Isso evita vazamentos futuros e garante o correto funcionamento da embreagem.

Passo 3: Instalação da Embreagem

Com o retentor devidamente substituído, é hora de instalar a embreagem.

Neste ponto, é fundamental destacar a importância das duas alças da ferramenta, pois a embreagem é pesada e complicada de ser instalada sem auxílio.

As alças facilitam o encaixe da embreagem nas estrias, tornando o processo muito mais prático.

Outra ferramenta crucial é uma luva com uma janela que permite verificar o momento em que a embreagem atinge a cavidade da trava. Essa janela é importante para o aperto correto da ferramenta, garantindo que a embreagem seja inserida com precisão.

Ainda, é necessário utilizar uma chapa preta fixada na carcaça da transmissão para empurrar a embreagem até a posição correta. Isso é fundamental, já que as transmissões Powershift têm uma interferência nas estrias de até 16 newtons.

Utilizar o torquímetro é crucial para garantir a correta instalação.

Podemos concluir então que a manutenção das transmissões Powershift da Ford, equipadas com embreagens duplas, é um processo complexo que requer ferramentas especiais e conhecimento técnico.

A substituição do retentor é uma etapa crítica, pois o vazamento pode resultar em problemas graves.

Certifique-se de seguir as diretrizes corretas e contar com as ferramentas adequadas para garantir que o trabalho seja realizado com precisão.

A manutenção adequada dessas transmissões é fundamental para manter o desempenho e a durabilidade do veículo.

Lembre-se sempre de que a segurança e a precisão são essenciais ao realizar qualquer tipo de manutenção em um veículo.

Se você não possui experiência ou ferramentas adequadas, é altamente recomendável procurar um profissional qualificado para executar o serviço. Com os cuidados certos, sua transmissão Powershift funcionará sem problemas por muito tempo.

Assista a aula completa:

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