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Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre a Família de Transmissão 6T – 6T30, 6T31, 6T40 e 6T45

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre a Família de Transmissão 6T – 6T30, 6T31, 6T40 e 6T45

Em parceria com o renomado Professor e Consultor Roberto Donofre, especializado em câmbios automáticos, e dono do Canal Tração Positiva, no YouTube, reconhecido como um destacado instrutor de transmissão automática, preparamos essa dica técnica para enriquecer os seus conhecimentos sobre transmissão automática.

Hoje vamos falar sobre a família de transmissão 6T, mais especificamente os modelos 30, 31, 40 e 45. Embora algumas informações se aplicam aos modelos 6T70, esta dica é voltada especialmente para os modelos 6T30, 6T31, 6T40 e 6T45.

Então, vamos direto ao assunto.

Problema Crônico: Rompimento da Mola Interna

Um problema crônico que a maioria dos mecânicos já conhece é o rompimento de uma mola interna que essas transmissões possuem, e esse rompimento pode causar danos no cubo da transmissão.

É importante notar que existem transmissões de primeira e segunda geração, o que é crucial na hora de escolher as peças corretas.

Recomendamos verificar a sua transmissão durante a desmontagem do veículo para determinar a geração e, assim, adquirir as peças adequadas.

Essa é uma dica valiosa!

Kits de Reparo: Verifique os Pistões

Alguns kits de reparo já vêm com pistões para ambas as gerações, enquanto outros não incluem esses componentes. Certifique-se de adquirir um kit de reparo de primeira linha, evitando opções de qualidades duvidosas.

Mesmo com kits de alta qualidade, a presença de pistões pode variar, portanto, preste atenção ao escolher o kit correto.

Cárter Frontal: Um Ponto de Atenção

O cárter frontal dessas transmissões pode apresentar dois problemas comuns.

Primeiramente, devido à localização da caixa da bateria, vazamentos de fluido podem danificar o cárter, levando a rachaduras e mais vazamentos.

Em segundo lugar, o câmbio, embora a altura da plataforma dos carros não seja tão baixa, pode ser danificado em colisões.

Nesses casos, recomendo considerar a substituição do cárter. Mantenho peças de reposição disponíveis, caso necessário. 

Filtros e Retentores: Diferenças entre as Gerações

Embora as transmissões de primeira e segunda geração sejam semelhantes, é importante prestar atenção aos filtros e retentores.

No mercado, você encontrará opções para a troca dos retentores do conversor de torque.

Enquanto a terceira geração utiliza um retentor diferente, os kits de bucha são compatíveis com todas as gerações, facilitando a manutenção.

Protetor da Corrente: Variações nas Gerações

O protetor de plástico que envolve a corrente pode variar de uma geração para outra.

Certifique-se de que o seu protetor esteja em bom estado, pois, em alguns casos, é difícil comparar o estado da peça danificada com a nova.

Ao fazer um pedido, verifique detalhadamente as fotos no site e compare com a sua peça atual para garantir a compatibilidade.

Dica de Mestre: Fotografe e Catalogue

Uma dica valiosa é fotografar e catalogar um câmbio que esteja em bom estado. Isso facilitará a aquisição de peças corretas no futuro, caso precise de reposição.

Ter um acervo de peças em boas condições pode economizar tempo e dores de cabeça.

Enfim, podemos concluir que estas são algumas dicas importantes para lidar com a família de transmissão 6T, incluindo modelos 6T30, 6T31, 6T40 e 6T45.

Fique atento às diferenças entre as gerações, escolha kits de reparo de qualidade e esteja preparado para lidar com problemas comuns, como o rompimento da mola interna e danos no cárter.

Espero que essas dicas sejam úteis para vocês. Fiquem ligados para mais informações sobre manutenção de veículos e transmissões.

Até a próxima e assista a aula em vídeo:

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