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Sensor de Velocidade do Carro Automático: principais sintomas de defeito e como consertar

Sensor de Velocidade do Carro Automático: principais sintomas de defeito e como consertar

Como mecânico reparador, é fundamental conhecer os sinais de um sensor de velocidade com problemas em carros automáticos. Geralmente, quando ocorrem mudanças de marcha severas ou inadequadas, mau funcionamento do controle de cruzeiro ou a luz Check Engine acende no painel, é provável que o sensor de velocidade esteja comprometido.

No entanto, há diversos outros sintomas e consequências a observar. E, para ajudar você a entender mais desse importante mecanismo dos carros automáticos, criamos este artigo, em parceria com o Portal MCA (Meu Câmbio Automático), no qual apresentaremos a função dos sensores de velocidade nos câmbios automáticos, os sintomas que indicam mau funcionamento, bem como  informações sobre as principais peças e ferramentas necessárias para realizar a manutenção desses sensores. Boa leitura!

Função dos sensores de velocidade

Os sensores de velocidade são componentes essenciais nos câmbios automáticos, responsáveis por calcular a relação de transmissão em tempo real durante o funcionamento do veículo. Eles emitem sinais de forma de onda com frequência proporcional à velocidade do veículo para o módulo de controle do motor. Dessa forma, quando o veículo está em baixa velocidade, o sinal emitido é de baixa frequência.

O objetivo desses sensores é fornecer ao computador de injeção eletrônica informações precisas sobre a velocidade do veículo, o que é fundamental para o controle da injeção de combustível. Quando o condutor reduz a velocidade, por exemplo, ocorrem ajustes nos cortes de injeção, resultando em redução de consumo e emissão de poluentes.

Principais sinais de mau funcionamento do sensor de velocidade

A maioria dos carros automáticos é equipada com dois sensores de velocidade que trabalham em conjunto para fornecer dados precisos sobre a transmissão ao módulo de controle do trem de força do veículo. O primeiro é o sensor de velocidade do eixo de entrada (ISS), e o segundo é o sensor de velocidade do eixo de saída (OSS). Se qualquer um desses sensores estiver desalinhado ou apresentar problemas elétricos, toda a operação da transmissão será afetada.

Aqui estão os principais sintomas que um veículo apresenta quando um ou ambos os sensores de velocidade estão com mau funcionamento:

Mudanças severas ou inadequadas na transmissão

Quando um dos sensores de velocidade não emite um sinal válido, o módulo de controle do trem de força (PCM) pode falhar em encontrar a mudança de marcha correta. Isso pode resultar em mudanças de marcha mais rápidas ou mais lentas do que o normal. Outro sintoma comum é um aumento no intervalo entre as mudanças de marcha, o que pode afetar componentes internos, como corpos de válvulas, linhas hidráulicas e, em alguns casos, engrenagens mecânicas.

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Controle de cruzeiro inoperante

O sensor de velocidade também desempenha um papel importante no monitoramento do controle de cruzeiro. Quando ocorrem falhas nos sensores, o módulo de controle do trem de força (PCM) envia um código de erro para a unidade de controle eletrônicos, quie resulta no desligamento do controle de cruzeiro. A unidade de controle eletrônico (ECU), como medida de segurança, desativa o funcionamento do controle de cruzeiro (piloto automático) do veículo.

Verificação da luz Check Engine

Se os sinais do sensor de velocidade da transmissão falharem, o PCM registrará um código de diagnóstico de falha (DTC), o que resultará no acendimento da luz Check Engine no painel do veículo. 

Principais peças e ferramentas necessárias para a manutenção dos sensores de velocidade

É importante que, como mecânico reparador, você esteja equipado com as ferramentas adequadas para verificar os códigos de erro e identificar se o mau funcionamento está relacionado aos sensores de velocidade. Aqui estão os principais itens necessários:

Conjunto de sensores de velocidade

É essencial ter um conjunto de sensores de velocidade de qualidade, incluindo tanto o sensor de velocidade do eixo de entrada (ISS) quanto o sensor de velocidade do eixo de saída (OSS). Certifique-se de adquirir peças compatíveis com o modelo e ano do veículo em que está trabalhando.

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Multímetro

Um multímetro é uma ferramenta valiosa para testar a continuidade elétrica, verificar a voltagem e medir resistências. Ele pode ser usado para verificar a integridade dos cabos e conectores dos sensores de velocidade, bem como para diagnosticar possíveis problemas elétricos.

Ferramentas de desmontagem

Dependendo do veículo, pode ser necessário utilizar ferramentas específicas para remover as peças que cobrem os sensores de velocidade. Certifique-se de ter as ferramentas adequadas, como chaves de fenda, chaves de boca ou chaves hexagonais, para facilitar a desmontagem e o acesso aos sensores.

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Lubrificante e limpador de contatos elétricos

Durante a manutenção dos sensores de velocidade, pode ser necessário remover sujeira, resíduos ou corrosão dos conectores elétricos. Utilizar um limpador de contatos elétricos e aplicar lubrificante apropriado nos conectores ajudará a garantir uma conexão adequada e confiável.

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Scanner OBD-II

Um scanner OBD-II é uma ferramenta essencial para ler e interpretar os códigos de erro do veículo. Ele permite que você identifique problemas específicos relacionados aos sensores de velocidade e verifique se há outras falhas no sistema do veículo.

 

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Gostou do que viu por aqui? Esperamos sinceramente que este conteúdo tenha ajudado você a melhorar a qualidade dos seus serviços em diagnóstico e reparo de sensores de velocidade de carros automáticos.

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