Sensor de Velocidade do Carro Automático: Como identificar os Principais Problemas?
A transmissão automática apresenta mudanças de marcha severas, problemas com o controle de cruzeiro ou a luz Check Engine fica acesa no painel? Alerte seu cliente: esses podem ser sinais de problemas no sensor de velocidade.
Neste artigo especial, desenvolvido em colaboração entre a Thoten e o Portal Meu Câmbio Automático , você vai acompanhar detalhes importantes sobre essa peça fundamental da transmissão de carros automáticos. Confira!
O que é e para que serve o Sensor de Velocidade?
Os sensores de velocidade são responsáveis por calcular a relação de transmissão em uso nos câmbios automáticos. Eles emitem sinais de onda com frequência proporcional à velocidade do veículo, enviando informações precisas ao módulo de controle do motor. Por exemplo, se o carro estiver circulando em baixa velocidade, o sinal emitido pelo sensor será de baixa frequência.
O objetivo é informar com precisão o computador de injeção eletrônica sobre a velocidade do veículo, algo fundamental para o controle da injeção de combustível. Quando o motorista reduz a velocidade, os cortes também são reduzidos, diminuindo o consumo de combustível e a emissão de poluentes.
Principais sinais de um sensor de velocidade ruim
A maioria dos carros automáticos possui dois sensores de velocidade que trabalham juntos, fornecendo dados precisos ao módulo de controle do trem de força do veículo. O primeiro é o sensor de velocidade do eixo de entrada (ISS), enquanto o segundo é o sensor de velocidade do eixo de saída (OSS). Se um desses sensores estiver desalinhado ou apresentar problemas elétricos, todo o sistema de transmissão é afetado.
Confira abaixo os principais sintomas que o veículo apresenta quando um ou ambos os sensores de velocidade apresentam falhas:
1. Mudança severa ou inadequada na transmissão
Quando um dos sensores de velocidade não emite um sinal válido, o módulo de controle do trem de força (PCM) pode falhar ao encontrar a mudança de marchas correta na transmissão. Como resultado, a transmissão pode acabar mudando as marchas mais rápido ou mais devagar do que o normal.
Outro sintoma comum é o aumento do intervalo entre as mudanças de marcha, o que pode afetar componentes internos, incluindo corpos de válvulas, linhas hidráulicas e, em alguns casos, engrenagens mecânicas.
2. O controle de cruzeiro não funciona
O sensor de velocidade também desempenha um papel importante no monitoramento do controle de cruzeiro. Quando os sensores falham, o módulo de controle do trem de força (PCM) envia um código de erro para a ECU do veículo. Como medida de segurança, a ECU desligará o controle de cruzeiro (piloto automático) do seu veículo.
3. A luz Check Engine acende
Se os sinais do sensor de velocidade de transmissão falharem, o PCM definirá um código de diagnóstico de falha (DTC). Como resultado, a luz Check Engine acenderá no painel do veículo.
Neste caso, oriente seu cliente a comparecer imediatamente à oficina, pois adiar esta manutenção poderá gerar problemas em efeito dominó na transmissão.
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