QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE CÂMBIO AUTOMÁTICO E O CÂMBIO AUTOMATIZADO?
Parece mas não é…
Podem parecer a mesma coisa, já que não possuem o pedal de embreagem, entretanto a construção de um e outro, são diferentes. No caso dos câmbios automáticos, o sistema não possui embreagem, em compensação possuem um conversor de torque que faz a intermediação das trocas de marchas, uma característica do câmbio automático, é de que as trocas de marchas são realizadas de forma suave, porém consomem mais combustível devido a esse conversor.
Já no automatizado, o sistema é semelhante ao de um carro com transmissão manual, possui inclusive embreagem, porém não existe o pedal. – COMO ASSIM? POSSUI EMBREAGEM, MAS NÃO TEM O PEDAL?
Simples; o acionamento da embreagem fica sob a responsabilidade de atuadores hidráulicos comandados eletronicamente fazendo assim com que as trocas de marchas sejam realizadas sem a intervenção do motorista, e sua pior característica, é apresentar trancos nas trocas de marchas, uma vez que passa-se por um processo em seu interior, para que a troca de marchas ocorra, e este processo não é realizado de forma tão rápida, ( estes são observados nos de simples embreagem, como o I-MOTION, o DUALOGIC, o X-TRONIC ) entre outros, porém como não possuem conversor de torque consomem menos combustível do que o câmbio automático.
Quanto a manutenção
No caso do automático, caso o mesmo receba toda a manutenção preventiva, e seja utilizado de forma correta, possui VIDA LONGA, raramente irá apresentar maiores problemas, mas, pela complexidade do sistema, caso ocorra um problema mais sério, seu reparo costuma ser bastante caro, não só a troca de peças, como também a mão de obra que deverá ser realizada por profissional qualificado e especializado.
No caso dos automatizados, sua manutenção costuma ser mais em conta, porém por possuir muita eletrônica embarcada no seu funcionamento, é muito comum a apresentação de problemas, exigindo manutenções constantes, e dependendo do problema que apresente, poderá ficar também bem cara.