TransmiteA área de notícias da Thoten

Você é reparador?

TENHA ACESSO ÀS MELHORES MARCAS, OFERTAS, MATERIAIS EXCLUSIVOS, TUTORIAIS, MANUAIS E MUITO MAIS!

Guia Técnico: Troca de Óleo em Câmbios Automáticos – Boas Práticas e Erros a Evitar

Guia Técnico: Troca de Óleo em Câmbios Automáticos – Boas Práticas e Erros a Evitar

Guia Técnico: Troca de Óleo em Câmbios Automáticos – Boas Práticas e Erros a Evitar

A troca de óleo do câmbio automático é uma das manutenções preventivas mais importantes para garantir o desempenho e a durabilidade do sistema. Um fluido em boas condições lubrifica, refrigera e permite o funcionamento suave dos componentes internos, enquanto um fluido deteriorado pode levar a falhas graves e custos elevados de reparo.

Neste guia técnico, vamos explorar as melhores práticas para realizar a troca de óleo em câmbios automáticos, desde a escolha do fluido correto até os erros mais comuns que você deve evitar.

A Importância da Troca de Óleo no Câmbio Automático

O fluido de transmissão automática (ATF) é essencial para o funcionamento do câmbio, desempenhando as funções de lubrificação, refrigeração e transmissão de força hidráulica. Com o tempo, ele perde suas propriedades devido ao calor, contaminantes e desgaste natural.

Benefícios da troca de óleo regular:

  • Evita superaquecimento do sistema.
  • Reduz o desgaste de componentes internos, como válvulas, engrenagens e embreagens.
  • Mantém a eficiência nas trocas de marcha.
  • Previne falhas graves no câmbio, prolongando sua vida útil.

O intervalo ideal para a troca pode variar conforme o fabricante, mas em média, recomenda-se entre 40.000 e 60.000 km, especialmente em veículos usados em condições severas, como trânsito intenso ou reboque de cargas pesadas.

Passo a Passo: Como Realizar a Troca de Óleo Corretamente

  1. Consulte o manual do veículo
    Antes de começar, é fundamental verificar as especificações do fabricante, incluindo o tipo de fluido ATF recomendado, a capacidade do sistema e os procedimentos específicos.                                                                                                                                                                          
  2. Prepare as ferramentas e equipamentos necessários
    Certifique-se de ter à mão:
  • Elevador automotivo ou rampas.
  • Recipiente para coleta do óleo usado.
  • Funil e filtros de câmbio, caso sejam substituídos.
  • Scanner automotivo (se o câmbio precisar ser reiniciado ou calibrado).
  1. Remova o fluido antigo
  • Localize o bujão de drenagem no cárter da transmissão.
  • Drene todo o fluido antigo em um recipiente apropriado e descarte-o de forma ambientalmente responsável.
  • Se não houver bujão, o fluido pode ser removido soltando a carcaça do cárter.
  1. Substitua o filtro de transmissão (se aplicável)
    Alguns sistemas possuem filtros internos que devem ser trocados durante a manutenção. Verifique se há necessidade de substituir juntas ou vedações.                                                                                                                                                                                                                     
  2. Adicione o fluido novo
  • Utilize um funil para reabastecer o sistema com o fluido ATF correto.
  • Adicione gradualmente, verificando o nível no medidor da vareta de óleo, se o veículo for equipado com uma.
  1. Teste o sistema
  • Ligue o motor e mova a alavanca de câmbio por todas as posições (P, R, N, D).
  • Verifique o nível do fluido novamente com o motor ligado, ajustando se necessário.

Tipos de Fluido ATF e Como Escolher

Existem diversos tipos de fluido ATF, cada um desenvolvido para atender às especificações de diferentes transmissões. Usar o fluido errado pode causar danos graves ao sistema.

Principais tipos de fluido:

  • Dexron/Mercon: Comum em transmissões GM e Ford.
  • ATF+4: Específico para transmissões Chrysler.
  • CVT: Desenvolvido para transmissões continuamente variáveis (CVT).
  • HFM: Fluido altamente friccionado para certas transmissões modernas.

Sempre utilize o fluido recomendado pelo fabricante. Em caso de dúvida, consulte o manual do veículo ou o suporte técnico de um fornecedor confiável.

Principais Erros a Evitar

  1. Usar o fluido errado
    Cada transmissão exige um tipo específico de fluido. Não confie apenas no visual ou na viscosidade; consulte as especificações corretas.
  2. Não trocar o filtro
    Ignorar a troca do filtro pode deixar resíduos no sistema, comprometendo o funcionamento da transmissão e reduzindo a vida útil do novo fluido.
  3. Subestimar o nível do fluido
    Um nível incorreto – seja abaixo ou acima do recomendado – pode causar falhas no câmbio, como engates bruscos ou superaquecimento.
  4. Esquecer de testar o sistema
    Após a troca, mover a alavanca de câmbio por todas as posições ajuda a distribuir o fluido e identificar possíveis problemas, como vazamentos ou níveis inadequados.
  5. Adiar a troca por muito tempo
    Fluido muito deteriorado pode deixar resíduos e contaminantes na transmissão, que exigirão limpeza ou substituição de componentes. Não deixe a manutenção para depois.

A troca de óleo do câmbio automático é um procedimento essencial para garantir o desempenho e a longevidade do sistema. Seguindo as boas práticas descritas neste guia, você poderá realizar o serviço com eficiência e confiança, oferecendo um diferencial técnico para seus clientes.

Seja para encontrar o fluido ATF correto ou peças específicas como filtros e vedações, conte com fornecedores confiáveis que garantam a qualidade dos produtos. A manutenção preventiva é o melhor investimento para evitar problemas futuros e manter a confiança no trabalho realizado.

 

Curtiu? Compartilhe:

Nossos Parceiros
Febi
Transtec
Raybestos
Alto
Sonnax
Magneti
Autoboost
Idemitsu
Allomatic
Seal
GFX
Precision
TBOX
CAB
Febi
Transtec
Raybestos
Alto
Sonnax
Magneti
Autoboost
Idemitsu
Allomatic
Seal
GFX
Precision
TBOX
CAB
Milhares de pessoas nos acompanham nas redes sociais
Junte-se a maior comunidade de reparadores técnicos em transmissões automáticas do Brasil e não pemais mais nenhum de nossos conteúdos técnicos.