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Câmbio Automático Ruim: Como Identificar os Sintomas?

Câmbio Automático Ruim: Como Identificar os Sintomas?

Donos de carros automáticos devem sempre estar atentos a qualquer sinal de câmbio automático ruim. Afinal, negligenciar alguns cuidados pode levar a problemas maiores, cuja solução toma mais tempo e, certamente, custa mais caro. 

Neste artigo especial, desenvolvido em colaboração entre a Thoten e o  Portal Meu Câmbio Automático , vamos ajudar você a identificar quando o câmbio automático está ruim e quais são os principais sintomas que você deve estar atento. Confira!

Principais sintomas de Câmbio Automático Ruim

Da mesma forma que o corpo humano apresenta sinais de que algo está errado quando ficamos doentes, é possível aprender a identificar os sinais de que um câmbio automático está com problemas. Esses sinais indicam que algo está errado e que a manutenção é necessária.

A seguir, confira os principais sintomas de que o câmbio automático está prestes a apresentar problemas e precisa ser reparado.

1. Mudanças de marcha bruscas ou irregulares

Um dos principais sinais de que um câmbio automático pode estar ruim é quando as mudanças de marcha começam a ficar bruscas ou irregulares. Em vez de uma transição suave entre as marchas, pode haver um tranco perceptível ou uma demora na troca de marcha. Isso pode ser causado por uma série de fatores, como baixo nível de fluido de transmissão, problemas com os solenoides ou até mesmo desgaste das embreagens.

Quando as mudanças de marcha ficam irregulares ou bruscas, é importante levar o veículo a um profissional especializado em câmbio automático para diagnóstico e reparo. Ignorar esses sinais pode levar a danos ainda maiores na transmissão, o que pode resultar em custos mais altos de reparo e até mesmo na substituição do câmbio automático. Portanto, é importante ficar atento a esses sintomas e agir rapidamente para evitar danos maiores.

>>>>> Câmbio automático: como usar cada função e o que faz você ‘pagar mico’.

2. Atrasos ou dificuldades para engatar as marchas

Outro sintoma é quando há atrasos ou dificuldades para engatar as marchas. Isso pode ocorrer quando o sistema hidráulico do câmbio não está funcionando corretamente, o que pode ser causado por vazamentos, entupimentos ou problemas com as válvulas. Outra causa comum é o desgaste dos componentes internos do câmbio, como as embreagens e os discos de fricção.

Quando o câmbio automático está com problemas para engatar as marchas, o motorista pode perceber que o veículo está demorando mais tempo do que o normal para acelerar, mesmo quando o pedal do acelerador é pressionado. Além disso, pode haver um ruído estranho vindo do câmbio ou até mesmo uma sensação de tranco ao trocar de marcha. Esses sintomas podem ser um sinal de que é preciso fazer uma revisão no câmbio automático para evitar problemas mais graves no futuro.

>>> Confira nesse post-aula porque não existe a opção de fluidos de câmbio automático vitalícios no Brasil 

3. Barulhos estranhos durante a mudança de marchas

Barulhos estranhos durante a mudança de marchas são outro sintoma comum de um câmbio automático ruim. Esses sons podem variar de um ruído de zumbido ou assobio a um som de batida. Normalmente, esses ruídos são indicativos de problemas com as engrenagens do câmbio, incluindo desgaste, danos ou sujeira excessiva. Em alguns casos, o barulho pode ser acompanhado por uma sensação de vibração no veículo, o que pode indicar um problema mais sério.

Se você ouvir barulhos estranhos durante a mudança de marchas, é importante levá-lo a um mecânico qualificado o mais rápido possível. Ignorar o problema pode levar a danos mais graves no câmbio automático e aumentar o custo de reparo. Além disso, continuar dirigindo com um câmbio automático danificado pode afetar negativamente o desempenho do veículo e a segurança do motorista e dos passageiros.

 

>>> Como usar corretamente cada posição da alavanca do câmbio automático?  

 

4. Luzes de advertência no painel de instrumentos

Quando a luz de advertência do câmbio automático acende no painel de instrumentos, é um sinal claro de que algo está errado. Essa luz geralmente é representada por um ícone que se parece com uma chave inglesa ou um motor com uma seta para baixo, indicando problemas no sistema de transmissão. 

Ignorar essa luz pode levar a problemas graves e, em alguns casos, a falhas completas do câmbio automático. Ao notar que a luz de advertência do câmbio automático está acesa, é importante levar o veículo imediatamente a um mecânico especializado em câmbio automático. 

Esse profissional irá diagnosticar o problema e tomar as medidas necessárias para solucioná-lo, como realizar a troca de peças defeituosas ou realizar a manutenção preventiva. Agir rapidamente pode ajudar a evitar danos maiores e custos de reparo mais elevados no futuro.

>>>> Entenda tudo sobre complexo e o simples de um câmbio automático

A manutenção preventiva do um câmbio automático

Assim como todos os outros dispositivos de um carro, o câmbio automático precisa de manutenção preventiva. Com o tempo, a quilometragem e o desgaste no sistema do câmbio, os problemas podem aparecer e pegar de surpresa o motorista desavisado. 

Um exemplo comum é o problema com o óleo baixo, que é um dos mais comuns nos modelos automáticos. Os reparos para troca de câmbio automático óleo podem custar em média R$1.000, a depender do modelo e marca do carro. No entanto, negligenciar a troca do óleo no tempo certo pode acarretar na avaria de peças importantes para o funcionamento do câmbio e bem mais caras, tais como o conversor de torque e o corpo de válvulas, podendo somar um custo até cinco vezes maior do que a troca de óleo.

Para manter a manutenção preventiva de um câmbio automático em dia, os principais fabricantes recomendam intervalo de tempo a cada 40.000 km ou a cada 2 anos, o que ocorrer primeiro. 

É importante lembrar que o uso e as condições de condução do veículo também podem influenciar na necessidade de manutenção mais frequente. Se o seu veículo é usado com frequência em condições de trânsito intenso ou em áreas com muitas subidas e descidas, por exemplo, pode ser necessário realizar a manutenção com mais frequência.  

Confira, abaixo, as principais peças que devem ser avaliadas em uma sessão de manutenção preventiva:  

  1. Filtro e óleo do câmbio automático: o filtro e o óleo do câmbio automático precisam ser trocados periodicamente para garantir que o fluido esteja limpo e não haja acúmulo de impurezas.
  2. Radiador do câmbio: o radiador do câmbio é responsável por resfriar o fluido do câmbio automático. É importante garantir que ele esteja funcionando corretamente para evitar superaquecimento e danos ao sistema.
  3. Sensor de velocidade do veículo: o sensor de velocidade do veículo fornece informações importantes para o controle do câmbio automático. Se ele estiver danificado, pode afetar o desempenho do câmbio.
  4. Válvulas solenoides: as válvulas solenoides são responsáveis por controlar a pressão do fluido do câmbio automático. Se elas não estiverem funcionando corretamente, pode afetar a troca de marchas e o desempenho geral do câmbio.
  5. Conversor de torque: o conversor de torque é responsável por transmitir a potência do motor para o câmbio automático. Se ele estiver danificado, pode afetar o desempenho do câmbio e causar danos adicionais.

Ao realizar a manutenção preventiva do câmbio automático, é importante ter essas peças em mente e garantir que todas estejam funcionando corretamente. Isso ajudará a evitar problemas no futuro e prolongar a vida útil do câmbio automático.

 

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