A EVOLUÇÃO DO RAMO DE REPARAÇÃO AUTOMOTIVA: VOCÊ ESTÁ ACOMPANHANDO?

A EVOLUÇÃO DO RAMO DE REPARAÇÃO AUTOMOTIVA: VOCÊ ESTÁ ACOMPANHANDO?

Parece que foi ontem.

Constantemente observamos a evolução tecnológica que nos cerca, que está em todos os campos, desde a agricultura, a medicina, e no nosso preferido, o mundo automobilístico e motorizado, seja motocicletas, caminhões, etc… Se analisarmos friamente, há 25, 30 anos atrás a injeção eletrônica recém chegava no Brasil e para os mecânicos era algo que até então “não vingaria” devido a sua complexidade, após isso chegou a tecnologia do freio ABS, com sistema antitravamento das rodas, tecnologia até então desconhecida também, e com o passar dos anos chegaram outras tecnologias como airbags e outros componentes de segurança e conforto.

Atualmente temos carros que ‘falam’, manobram e até dirigem sozinhos, no caso dos veículos autônomos equipados com inteligência artificial. Parece coisa de filme não? Mas observando de uma forma mais abrangente o panorama geral do meio automobilístico, estamos vivendo um capítulo da história em que existe um avanço tecnológico jamais visto. Mas claro que todo esse avanço não chega de uma vez a todos nós meros mortais. Mas devido a esse avanço, acabam-se criando algumas ‘lacunas’, principalmente no setor de reparação destes veículos, pois a atualização ou capacitação dos profissionais em sua grande maioria, tem acompanhado pouco toda essa evolução. Um exemplo é que nem todas as oficinas possuem um serviço de manutenção em injeção eletrônica capacitado, mesmo que já esteja no mercado há 30 anos.

Virando a chave (ou o botão start stop). Você escolhe!

Uma oficina mecânica de reparação é um negócio como qualquer outro e deve ser encarado desta forma para no mínimo se manter ativa e competitiva no mercado, e um ponto chave de sobrevivência e crescimento em um negócio nos dias de hoje é a atualização. A própria teoria evolucionista nos ensina que o sobrevivente sempre será o que se adapta mais rápido às mudanças, e já que estamos falando de mudança, você já parou para analisar quais carros estão sendo vendidos hoje? E, quais tecnologias aplicadas, qual o tempo estimado até que chegue ao reparo, qual será sua necessidade de estrutura e capacitação para o atendimento, e por que tudo isso merece HOJE! a sua atenção? O que isso afetará, ou já afeta no seu negócio?

A lacuna. Oportunidade à vista.

Todos os carros que chegam até sua oficina hoje, um dia foram vendidos zero quilômetro, então os que são vendidos hoje, amanhã podem bater na sua oficina antes mesmo do que você espera. E se eu te dissesse que existe uma lacuna hoje que tende a crescer cada vez mais, derivada de uma procura por um serviço de manutenção em um componente vital que grande parte das oficinas ainda não fornece, que pode aumentar e muito seu faturamento a partir do curto prazo?

Para você ter uma ideia, e uma visão melhor desta necessidade, existe um crescimento notável na produção dos carros com esta tecnologia, em 2018 foi de 49%, 2019 de 52% e estima-se que em 2020 ultrapasse os 60% da produção total de automóveis. Apenas na categoria dos SUV’s, categoria mais vendida nos últimos anos, 90% dos veículos vendidos tinham esta tecnologia. Mas que tecnologia é essa? Pelo título você já deve imaginar, estamos falando da TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA.

Como qualquer serviço novo que você implementa em seu negócio, tem seus desafios e suas recompensas. Já notou algum problema por não fornecer este serviço em sua oficina? Como a perda de uma oportunidade de algum possível serviço com novo cliente para um concorrente, ou notou a insatisfação e o prejuízo para a oficina com um cliente muito antigo que ao trocar de carro agora equipado com câmbio automático teve que abandonar a sua confiança e procurar outra empresa para resolver o problema pela falta do seu conhecimento? A capacitação além de solucionar esse e outros problemas, representa a saúde do seu negócio, é atentar-se às oportunidades, aumentar significativamente seu faturamento e carteira de clientes, é entrar para o mercado do futuro que já virou realidade.

A humanidade caminha em “Drive”.

A evolução é constante e não capacitar-se mês a mês é involuir. Como nosso assunto é câmbio automático, confirma a matéria completa sobre como você pode começar no ramo de reparação de câmbios automáticos, esse ramo incrível que está necessitado de profissionais capacitados e oferecendo enormes oportunidades.

Distribuidora Autorizada
Febi Bilstein
Transtec
Nossos Parceiros
APPTA Brasil
Allomatica
Alto Made In USA
Transtar Industries
CFX
Raybestos
Sonnax