Óleo escuro. O aspecto queimado do fluido é ruim para a transmissão?

Óleo escuro. O aspecto queimado do fluido é ruim para a transmissão?

Óleo do câmbio automático com aspecto escuro. O alerta é pertinente e realmente preocupa quem não domina o assunto e pensa logo no tamanho do transtorno de ficar sem carro e principalmente no bolso. Câmbio avariado!

Não necessariamente. O fluido se torna marrom e começa a cheirar queimado com o funcionamento “normal” da transmissão. A razão com que ele muda de sua cor normal vermelha (em geral) para a cor marrom é em função principalmente da temperatura de trabalho da transmissão e o tempo decorrido desde a última troca.

Logo, não se preocupe com este fator de forma indiscriminada. Procure sempre acompanhar os períodos de troca de óleo recomendadas no manual do veículo regularmente, e ao primeiro sinal de anomalia no funcionamento procure uma oficina especializada.

Por sinal vale salientar, as oficinas especializadas em câmbio automático são aptas e fortemente recomendamos para a troca de óleo e qualquer outro assunto relacionado ao seu câmbio. Não aventure-se em locais que não possuem este credenciamento para confiar o cuidado do seu equipamento, ele exige conhecimento técnico de formação, ferramentas especiais e produtos específicos para seu bom funcionamento e manutenção.

Este artigo de apoio é parte do nosso material 50 PERGUNTAS MAIS FREQUENTES FEITAS POR USUÁRIOS DE CÂMBIO AUTOMÁTICO, e pode ser baixado clicando no link.

Obrigado, e até o próximo Post.

 

Distribuidora Autorizada
Febi Bilstein
Transtec
Nossos Parceiros
APPTA Brasil
Allomatica
Alto Made In USA
Transtar Industries
CFX
Raybestos
Sonnax