Óleo escuro. O aspecto queimado do fluido é ruim para a transmissão?
Óleo do câmbio automático com aspecto escuro. O alerta é pertinente e realmente preocupa quem não domina o assunto e pensa logo no tamanho do transtorno de ficar sem carro e principalmente no bolso. Câmbio avariado!
Não necessariamente. O fluido se torna marrom e começa a cheirar queimado com o funcionamento “normal” da transmissão. A razão com que ele muda de sua cor normal vermelha (em geral) para a cor marrom é em função principalmente da temperatura de trabalho da transmissão e o tempo decorrido desde a última troca.
Logo, não se preocupe com este fator de forma indiscriminada. Procure sempre acompanhar os períodos de troca de óleo recomendadas no manual do veículo regularmente, e ao primeiro sinal de anomalia no funcionamento procure uma oficina especializada.
Por sinal vale salientar, as oficinas especializadas em câmbio automático são aptas e fortemente recomendamos para a troca de óleo e qualquer outro assunto relacionado ao seu câmbio. Não aventure-se em locais que não possuem este credenciamento para confiar o cuidado do seu equipamento, ele exige conhecimento técnico de formação, ferramentas especiais e produtos específicos para seu bom funcionamento e manutenção.