Uma boa oficina de câmbio automático vai muito além da qualidade do reparo. Entenda porquê!

Manter um estoque inteligente com peças e componentes que têm mais giro e que os clientes demandam mais é essencial, conforme falamos aqui. Isso é um dos fatores determinantes para fechar o serviço, visto que ninguém gosta de deixar seu veículo por dias parado esperando as peças certas de seu câmbio automático.
Mas o sucesso de uma autocenter ou oficina de câmbio automáticos vai muito além das peças. Cabe também ao gestor, ao proprietário ou administrador, o papel de técnico de futebol. Usando essa comparação fica mais fácil de entender. O time deve falar a mesma língua, deve saber o momento de defender e atacar, deve ter entrosamento.
Sabe porquê? Seu comprador é a figura responsável por encontrar fornecedores de confiança, negociar preço, prazo e pagamentos. Seu técnico reparador ou mecânico é responsável por usar a peça, instalar ou trocar no câmbio automático do cliente. Se o comprador não conversa com o mecânico, é provável que, mais dia ou menos dia, haja uma falha nesse processo de compra. A peça encomendada não seja a mais adequada ao mecânico, por exemplo, ocasionando atraso, devoluções, custos e uma série de contratempos que e ao final do ciclo, impactam diretamente o cliente e a reputação da sua oficina.
Isso é absolutamente comum, quando o processo não está bem alinhado, afinal quem tem a experiência de manusear peças é o técnico mecânico, e a expertise no processo de suprimento é o comprador, papeis diferentes porém complementares para o sucesso. Mas as falhas sempre podem ser minimizadas. E cabe ao gestor observar possíveis situações de risco e agir para evita-las.
A melhor dica é desenhar e documentar o processo completo, criar uma base de conhecimento para os colaboradores envolvidos, promover o diálogo e incentivar este conhecimento do processo! Marque um dia e feche uma hora mais cedo. Uma data em que todos, recepcionistas, compradores e mecânicos, possam se reunir e em clima descontraído conversar sobre sua área, ensinando ao colega algo que ele não saiba ou sugerindo novas formas de trabalhar. Pode até virar uma rotina na oficina: cada semana alguém fala do seu trabalho!
Lembre-se que ter as peças e componentes de todos os câmbios automáticos é fundamental, mas é preciso ter também as “peças” humanas, que determinarão o sucesso de sua oficina!