Uma boa oficina de câmbio automático vai muito além da qualidade do reparo. Entenda porquê!

Uma boa oficina de câmbio automático vai muito além da qualidade do reparo. Entenda porquê!

Manter um estoque inteligente com peças e componentes que têm mais giro e que os clientes demandam mais é essencial, conforme falamos aqui. Isso é um dos fatores determinantes para fechar o serviço, visto que ninguém gosta de deixar seu veículo por dias parado esperando as peças certas de seu câmbio automático.

Mas o sucesso de uma autocenter ou oficina de câmbio automáticos vai muito além das peças. Cabe também ao gestor, ao proprietário ou administrador, o papel de técnico de futebol. Usando essa comparação fica mais fácil de entender. O time deve falar a mesma língua, deve saber o momento de defender e atacar, deve ter entrosamento.

Sabe porquê? Seu comprador é a figura responsável por encontrar fornecedores de confiança, negociar preço, prazo e pagamentos. Seu técnico reparador ou mecânico é responsável por usar a peça, instalar ou trocar no câmbio automático do cliente. Se o comprador não conversa com o mecânico, é provável que, mais dia ou menos dia, haja uma falha nesse processo de compra. A peça encomendada não seja a mais adequada ao mecânico, por exemplo, ocasionando atraso, devoluções, custos e uma série de contratempos que e ao final do ciclo, impactam diretamente o cliente e a reputação da sua oficina.

 Isso é absolutamente comum, quando o processo não está bem alinhado, afinal quem tem a experiência de manusear peças é o técnico mecânico, e a expertise no processo de suprimento é o comprador, papeis diferentes porém complementares para o sucesso. Mas as falhas sempre podem ser minimizadas. E cabe ao gestor observar possíveis situações de risco e agir para evita-las.

A melhor dica é desenhar e documentar o processo completo, criar uma base de conhecimento para os colaboradores envolvidos, promover o diálogo e incentivar este conhecimento do processo! Marque um dia e feche uma hora mais cedo. Uma data em que todos, recepcionistas, compradores e mecânicos, possam se reunir e em clima descontraído conversar sobre sua área, ensinando ao colega algo que ele não saiba ou sugerindo novas formas de trabalhar. Pode até virar uma rotina na oficina: cada semana alguém fala do seu trabalho!

Lembre-se que ter as peças e componentes de todos os câmbios automáticos é fundamental, mas é preciso ter também as “peças” humanas, que determinarão o sucesso de sua oficina!

Distribuidora Autorizada
Febi Bilstein
Transtec
Nossos Parceiros
APPTA Brasil
Allomatica
Alto Made In USA
Transtar Industries
CFX
Raybestos
Sonnax